Uma história de primeiro lugar

• 31/10/2018

“Fiquei muito emocionada quando soltaram o áudio com o poema dele, porque vi no seu olhar ‘mãe, eu consegui, eu venci! ’”

A II Olimpíada Lageana de Língua Portuguesa premiou 15 estudantes de escolas municipais de Lages, e levou lágrimas aos olhos do público com os temas abordados, como o poema do estudante Anthony Benjamin Portilla, do 4º ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) São Vicente, intitulado “Xícara de Esperança”, provocando reflexão sobre as atitudes humanas para com o mundo.

Mas foi o choro emocionado da mãe que deu sentido às palavras do menino. “Ele estava triste, dizendo que não ia ganhar nada. Então eu falei no ouvido dele ‘filho, você vai ganhar em 1º lugar, o seu nome vai ser chamado’. E foi!”, conta a mãe, Iara, ainda emocionada. O brilho nos olhos de Anthony e o choque de ter ganhado em 1º lugar, encheu a mãe de orgulho, que considera seus filhos seu maior bem.

A vitória do filho a fez relembrar a infância, quando não recebia incentivos para estudar e nem parabenizações quando tirava notas boas na escola, mágoa que se transformou em incentivo na vida de Anthony.  “Sempre falamos para ele: estude para ter um futuro brilhante, olhar para trás e dizer: eu consegui!”, diz a mãe. Ela conta que o menino estuda em período integral, faz parte da família São Vicente desde o pré-escolar, período em que deu início a seus estudos na Emeb.

Ele dedica todo seu tempo livre para estudar e ler, e a sua paixão pela leitura o ajudou na construção do poema vencedor. “Percebemos a diferença que a família faz no desenvolvimento da criança na escola. Normalmente Anthony é um aluno esforçado, dedicado e responsável”, conta a professora de Língua Portuguesa, Nádia Morgana Velho, orientadora do estudante na II Olimpíada Lageana de Língua Portuguesa.

A professora explica que a preparação dos alunos para a Olimpíada foi intensa, trabalhando com Tipologias Textuais, visando à leitura e a escrita. A turma recebeu a colaboração da professora de Sustentabilidade, que através da música ajudou os pequenos escritores a trabalhar com rimas, foco de sua dificuldade. “A II Olimpíada Lageana de Língua Portuguesa não só descobriu talentos, como deu oportunidade para os sentimentos voarem sob o papel e serem reconhecidos. São esses estudantes que mudarão o amanhã, e o dever do cidadão lageano é mudar sua realidade hoje”, finaliza.

Comunicação Secretaria Municipal de Educação